A cada 10 municípios de SC, quatro são afetados pelas chuvas e previsão é de temporal no Estado

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em um único dia, Santa Catarina deve receber volume de chuva esperado em 15 dias, informa a Epagri/Ciram

Com 136 municípios ainda afetados pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, os temporais retornam ao Estado a partir da tarde desta quarta-feira (11), informa a Defesa Civil. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. Até o momento 98 municípios emitiram decretos de situação de emergência.

A previsão é de acumulados que podem passar de 100 milímetros em regiões como Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral. No Extremo-Oeste e Oeste são esperados totais de 40 a 70 milímetros, com áreas de maior intensidade.

— Isso significa que pode atingir um volume de chuva, de 15 a 20 dias, em um único dia – diz Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado.

Risco de deslizamento é alto 

Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. O geólogo Juarês Aumond explica que a volta da chuva facilita o movimento de massa do solo, que está encharcado devido ao alagamento dos últimos dias.

— Muita atenção agora, mesmo com pouca chuva, porque o solo e a encosta já estão propensos a movimentos de massa.

De acordo com ele, é necessário ficar atento aos sinais da natureza, como as fendas no solo, portas e janelas emperradas. Água vermelha emergindo na superfície é outro sinal de atenção. A recomendação é sempre observar os alertas da Defesa Civil do município.

 

Fonte:
NSC

Imagem:
Defesa Cívil Estado de Santa Catarina

Veja também

Adicionar o seu comentário

um × três =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO