Chuvas em SC: estado tem 120 cidades com ocorrências e 54 municípios em situação de emergência

Facebook
Twitter
LinkedIn

120 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes

Santa Catarina registra, até neste domingo dia 08, 120 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O dado está no relatório da Defesa Civil, atualizado às 10h deste domingo, que ainda mostra que 54 municípios decretaram situação de emergência. Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira. Com a continuidade da chuva intensa em todo o estado, o governador Jorginho Mello autorizou na noite de sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux.

O Governo do Estado distribuiu 8.637 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população.

Corpo de Bombeiros Militar

Os bombeiros militares resgataram 118 pessoas no sábado, 7, em Tubarão. Foram atendidos 38 chamados. A cidade registrou muitos pontos de alagamentos, assim como outros municípios da região.

Desde terça-feira, 3, quando iniciou a chuva em Santa Catarina, o CBMSC atendeu 399 ocorrências, em 106 municípios. Entre sábado, 7 e domingo, 8, foram 246 atendimentos realizados e 359 bombeiros empregados. Desde o começo da operação, atuam 567 bombeiros, com 194 viaturas. A corporação atua com a antecipação e monitoramento 24 horas da situação, para a segurança dos cidadãos.

Forças-Tarefa (FT)

As 15 equipes especializadas em atendimentos de ocorrências extremas do CBMSC, que atuam quando a capacidade de atendimento das equipes locais é extrapolada foram empregadas em regiões mais afetadas.

A região do Alto Vale é a que recebe mais reforços, com as FTs 15, 02, 14 e 10 já atuando e com a 05 indo nesta manhã para incrementar a atuação.

No litoral sul as FTs 04 e 08 atuam nas regiões de Forquilhinha e Urussanga, além de Tubarão, Orleans e Braço do Norte.

Previsão do tempo

A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil do Estado confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, 8, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente. À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.

Risco ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas áreas em amarelo com relação aos volumes de chuva e aos temporais, como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. Ressalta-se que o risco permanece ALTO A MUITO ALTO para inundações e deslizamentos.

O mar fica pouco agitado com ondas de direção leste e alturas entre 1,5 e 2,0 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis com picos de 2,5 m em alto mar e alturas entre 1,0 e 1,5 m com picos de 2,0 m em alto mar no Litoral Norte.

Fonte:
Agência Catarinense de Notícias

Veja também

Adicionar o seu comentário

três × dois =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO