Corpo de Bombeiros Militar inicia Operação Veraneio, maior mobilização da história da corporação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ação se estenderá até fevereiro, abrangendo 155 praias de 35 municípios catarinenses.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vai iniciar neste sábado, dia 16, a segunda e mais crucial fase da Operação Veraneio, da temporada 2023/2024.

Esta operação, que se estenderá até o dia 18 de fevereiro do próximo ano, abrangerá 65 dias de intensos trabalhos, envolvendo todos os 430 postos guarda-vidas distribuídos em 155 praias de 35 municípios catarinenses.

A Operação Veraneio é a maior e mais complexa realizada pelo CBMSC, demandando planejamento, organização e controle para executar a prevenção e salvamento aquático em todo o território catarinense. Este processo abrange três fases: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

Para a temporada 2023/2024, mais de 300 viaturas serão empregadas, incluindo aviões, helicópteros, motos aquáticas, quadriciclos e embarcações. Esta operação contará com a maior mobilização de tropas na história da corporação, envolvendo 149 guarda-vidas militares, 262 alunos-soldados em estágio supervisionado e cerca de 2 mil guarda-vidas civis voluntários.

Na última temporada, foram realizadas 17 milhões de ações de prevenção e 4.638 salvamentos.

A atuação das equipes será estrategicamente dividida em três áreas: central, norte e sul, envolvendo diferentes batalhões de bombeiros militares responsáveis por atender a múltiplos municípios.

Além do litoral, a Operação Veraneio se estende ao interior, com a participação das cidades de Curitibanos, Lages, Blumenau, Chapecó, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Rio do Sul. Nestas localidades, as ações incluem reforço nas atividades de prevenção, atuação de guarda-vidas civis voluntários em rios, e, se necessário, atendimento e buscas.

A preparação dos guarda-vidas civis voluntários é um ponto crucial, com cursos de certificação e recertificação para garantir que estejam aptos a realizar salvamentos e atuar sob a supervisão dos militares do CBMSC. Os cursos abordam aspectos como sinalização de praia, orientações para banhistas, sinais sonoros (apito) e testes de aptidão física atualizados rotineiramente.

Fonte:
Oeste Mais

Veja também

Adicionar o seu comentário

treze − oito =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO