Pelo menos uma pessoa está desaparecida após a balsa que faz a travessia do lago entre Marcelino Ramos (RS) e Alto Bela Vista (SC) virar na manhã desta quarta-feira, dia 18. A informação é do Corpo de Bombeiros. Um caminhão era transportado pela embarcação.
A empresa que administra a balsa divulgou uma nota oficial após o acidente. A companhia diz que está mobilizada para prestar todo o suporte aos envolvidos e “não poupará esforços para apurar minuciosamente as causas desse lamentável ocorrido” (leia a nota na íntegra logo abaixo).
Algumas pessoas que estavam na embarcação conseguiram se salvar subindo no casco da balsa. Imagens divulgadas pela LS Fotografia mostram a embarcação virada e três pessoas em cima, além de outro homem em um barco.
Equipes de bombeiros de Erechim (RS) e Piratuba (SC) foram acionadas para prestar apoio na ocorrência. A balsa seguiu o fluxo do lago após virar, sem afundar, e encalhou em um trecho. As causas do acidente não foram informadas.
Íntegra da nota da empresa que administra a balsa:
A administração da empresa que opera a travessia entre Marcelino Ramos –RS e Alto Bela Vista –SC lamenta profundamente o incidente ocorrido nesta manhã, com a balsa que realiza esta travessia e que virou com caminhão em cima.
Informa que está mobilizada para prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e não poupará esforços para apurar minuciosamente as causas desse lamentável ocorrido. É importante ressaltar que esta balsa, serve à comunidade por muitos anos, possui toda a documentação em conformidade com as normas vigentes, bem como seus operadores estão devidamente habilitados pela Marinha.
Compromete-se e se coloca a disposição das autoridades e conduzir uma investigação transparente, compartilhando os resultados com a comunidade e autoridades competentes.
Neste momento, nossa prioridade é o bem-estar e a assistência aos nossos colaboradores e clientes afetados por este triste episódio.
Expressa seus sentimentos pelo ocorrido dia e se solidariza com todos os envolvidos. Permanecendo à disposição para fornecer informações e suporte durante todo o processo de investigação.
Balsa histórica
A balsa começou a fazer a travessia de veículos no mesmo local em 1923, completando 100 anos de atuação em 2023. “A balsa tornou-se um verdadeiro ícone, transportando pessoas e veículos de uma margem a outra, com os mais diversos objetivos”, destaca o trecho de uma publicação feita pelo Portal Marcelino.
“Essa centenária embarcação é mais do que apenas um meio de transporte; é um símbolo de resistência e perseverança, adaptando-se às demandas e necessidades da comunidade ao longo do tempo. Nesse período, ela se tornou parte da identidade do município e inspirou gerações a valorizar suas raízes e história”, diz ainda o texto.
A balsa tem capacidade para transportar até ônibus, facilitando o acesso de numerosos grupos que viajam para cumprir promessas e renovar a fé na famosa Romaria de Marcelino Ramos. O município gaúcho também é turístico devido às águas termais, com um parque aquático instalado na cidade.
Fonte:
Oeste Mais