Santa Catarina expande tratamento de AVC no Sistema Único de Saúde

Facebook
Twitter
LinkedIn

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou, nesta sexta-feira (5), a ampliação do acesso ao tratamento emergencial para Acidente Vascular Cerebral (AVC) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Agora, a realização de Trombectomia Mecânica em casos agudos, procedimento realizado para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral por meio de cateteres, pode ser feito em todo o Estado.

Atualmente, o procedimento é realizado via SUS nos Hospitais São José, em Joinville, e Celso Ramos, em Florianópolis. A inserção do tratamento ao Plano da Rede Estadual de Atenção em Alta Complexidade em Neurologia de Santa Catarina implicará em uma reorganização de fluxos e serviços, possibilitando que novos hospitais se habilitem para a realização do procedimento.

Segundo a SES, a intervenção é recomendada em situações em que os sintomas se manifestem dentro de uma janela crítica de oito a 24 horas.

— Estamos ampliando o número de serviços e possibilitando o acesso a novos tratamentos pelo SUS em outras regiões do Estado. Desta forma, estamos descentralizando os procedimentos e garantindo uma melhor assistência aos pacientes — ressalta a  secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O que é o AVC

Segundo o Ministério da Saúde, o AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores são as chances de recuperação completa.

Sinais de alerta para o AVC
  • Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade de fala ou compreensão;
  • Perda repentina da visão (em um ou ambos os olhos);
  • Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Caso qualquer um desses sintomas apareçam, a recomendação é ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU – 192), Bombeiros (193) ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.

Fonte:
NSCTotal

Veja também

Adicionar o seu comentário

dezoito − dezoito =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO