Na manhã deste sábado, a Concórdia Saneamento encontrou rastros de vandalismo e tentativa de furto de fios de cobre na estação de recalque ERAT 19, no bairro Itaíba. O ato criminoso foi cometido durante a madrugada e impactou o abastecimento dos bairros Itaíba e Redin. A Concórdia Saneamento está acionando a Celesc para reinstalar o medidor de energia e mobiliza a equipe eletromecânica para retomar o bombeamento assim que possível.
Os invasores arrancaram fios, cabos e medidor de energia e vandalizaram o quadro de comando. A depredação foi descoberta às 8h50min, quando um técnico foi ao local depois de constatar perda de contato com o Centro de Controle Operacional (CCO), que fica na ETA Floresta.
A suspeita é de que a ação criminosa no Itaíba tenha sido obra de ladrões de fios de cobre. Em anos anteriores, materiais desse tipo já haviam sido furtados da estação. Atualmente, são utilizados materiais de alumínio. A concessionária vai registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.