Abin diz que é a “maior interessada” em investigação da PF sobre atuação de Ramagem

Facebook
Twitter
LinkedIn

Em nota, a Agência Brasileira de Inteligência afirmou que colabora com inquéritos da PF e do STF sobre eventuais irregularidades cometidas; deputado do PL é suspeito de espionar ilegalmente autoridades.

O que acontecia?

Por meio do sistema chamado First Mile, conforme a Polícia Federal, agentes da Abin (Agencia Brasileira de Inteligencia), monitoravam até 10 mil celulares a cada 12 meses, bastando digitar o número da pessoa.

O software israelense foi adquirido durante o governo de Michel Temer (MDB), mas teria sido usado ilegalmente na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

A suspeita é de que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores, outros políticos e jornalistas tenham sido monitorados.

Segundo as investigações, a “necessidade” de monitorar essas pessoas era criada sem qualquer lastro técnico e sem autorização judicial.

A aplicação criava históricos de deslocamento e alertas em tempo real da movimentação dos aparelhos cadastrados. Os agentes da PF identificaram mais de 30 mil usos ilegais do software.

Além do uso indevido do sistema, apura-se a atuação de dois servidores da Abin que respondiam a processo administrativo disciplinar. Ambos foram presos na fase anterior da operação.

De acordo com os investigadores, esses servidores teriam utilizado o conhecimento sobre o uso indevido do sistema como meio de coerção indireta para evitar a demissão.

(Publicado por Gustavo Zanfer e Lucas Schroeder, com informações de Leonardo Ribbeiro)

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica

Veja também

Adicionar o seu comentário

quatro × 1 =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO