NO AR AGORA!

Retrô 104

17:00 19:00

Blumenau cancela Oktoberfest pelo segundo ano consecutivo por conta da Covid-19

Publicado em 23 de julho de 2021

A prefeitura de Blumenau anunciou na manhã desta sexta-feira (23) o cancelamento da 37ª Oktoberfest, que seria realizada em 2021. É o segundo ano consecutivo que a festa é cancelada por conta da pandemia de coronavírus.

O anúncio sobre a decisão era esperado desde o mês de junho, mas a administração municipal optou por esperar até o limite máximo para avaliar os riscos e possibilidades da realização da festa.

O parecer da Comissão de Assessoramento ao Enfrentamento da Covid-19, que é formada por especialistas em saúde, foi determinante para a decisão de cancelar a festa. Conforme o anúncio feito pelo prefeito Mário Hildebrandt, a conclusão da área da Saúde foi de que, mesmo sendo realizada daqui a dois meses, não seria possível realizar um evento sanitariamente seguro em relação ao coronavírus.

“Temos muitas saudades da Oktoberfest e sabemos o quanto ela é importante para a economia de nossa cidade, mas ainda é momento de seguirmos cuidando da saúde da nossa população. Sempre disse que a festa seria realizada se houvesse segurança para todos e, mesmo com a vacinação acontecendo e nossos números estáveis, essa segurança não existe ainda nesse ano”, declarou.

Baixa imunização pesou na decisão

O infectologista Ricardo Freitas, que faz parte da comissão, explica que o baixo nível de imunização e a alta ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) mostram que não há condições de garantir a segurança em um evento do porte da Oktoberfest.

“A região ainda registra um alto índice de ocupação de UTI com média de 80%, ou seja, não temos leitos suficientes para um efeito de contaminação pós-Oktoberfest”, afirma.

Cancelamento com expectativa

Ao final da coletiva, após apresentar um vídeo institucional mostrando que a casa da Oktoberfest – o Parque Vila Germânica – é o centro de atendimento para a Covid-19 na cidade, a prefeitura ainda anunciou a data da Oktoberfest para o próximo ano.

Se a pandemia da Covid-19 não se estender e a segurança puder ser garantida daqui a um ano, blumenauenses e turistas do Brasil e do mundo devem poder celebrar as tradições germânicas entre 5 e 23 de outubro de 2022.

 

Fonte: nd+


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist