NO AR AGORA!

Despertai

20:00 22:00

Grêmio se afunda com mais de 98% de chances de Série B e pode ser rebaixado na quinta

Publicado em 1 de dezembro de 2021

A quinta-feira pode ser o último suspiro do Grêmio na Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. A permanência depende de três vitórias nos últimos jogos na competição enquanto as chances de queda já batem os 98,2%. Se perder para o São Paulo, na quinta, na Arena, a semana pode acabar com o rebaixamento confirmado para o clube gaúcho.

Ao sair com derrota para o Bahia na última sexta, o Grêmio sabia que apenas três vitórias e tropeços paralelos de rivais o salvariam do rebaixamento. Ou seja, se vencer o São Paulo, seguirá vivo, ainda que praticamente com destino selado. O Juventude venceu o Bragantino nesta terça e complicou os planos. O Tricolor pode, portanto, cair para a Série B na próxima quinta-feira.

O pior cenário ocorre em caso de derrota do Grêmio para o São Paulo e tem ligação direta com dois clubes: o Bahia, 17º, com 40 pontos, e o Athletico, atual 16º, com 42. Se os baianos ganharem ou se os paranaenses pontuarem, a queda se concretiza.

Uma eventual vitória do Bahia sobre o Atlético-MG, na quinta, na Fonte Nova, rebaixa o Grêmio. Neste contexto, o Bahia chegaria a 43 pontos e deixaria o Athletico no Z-4. O Tricolor só poderia chegar a 42 caso seja superado pelo São Paulo.

O jogo dos gremistas está marcado para as 20h, enquanto a outra partida ocorre às 18h. Ou seja, a bola vai rolar com o Grêmio já sabedor do resultado dos baianos.

– Que bom que estejamos envergonhados. É sinal que temos vergonha na cara e é sinal que vamos dar resposta na quinta-feira. Não posso prometer vitória, tenho que prometer raça, amor, comprometimento do grupo de jogadores com os objetivos do clube – disse o vice de futebol Denis Abrahão na segunda.

O Athletico, atualmente o 16º com 42 pontos, entra em campo na sexta-feira em duelo direto com o Cuiabá, que perdeu para o Palmeiras e é o 15º, com 43 pontos. Se o Grêmio perder para o São Paulo e mesmo que o Bahia perca para o Galo, basta um empate do Furacão para rebaixar o time gaúcho.

No cenário acima, o Grêmio chegaria no máximo a 42 pontos. Os rivais à sua frente já teriam, no mínimo, 43 pontos, sendo eles o Juventude e o próprio Athletico. O Cuiabá automaticamente iria a 44 pontos nesta hipótese.

Os jogos decisivos para a queda

  • 02/12, quinta: Bahia x Atlético-MG – 18h – 32ª rodada
  • 02/12, quinta: Grêmio x São Paulo – 20h – 35ª rodada
  • 03/12, sexta: Athletico x Cuiabá – 19h – 35ª rodada
  • 03/12, sexta: Fortaleza x Juventude – 21h – 36ª rodada

 

Vagner Mancini comanda treino do Grêmio antes de jogo contra o São Paulo — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Vagner Mancini comanda treino do Grêmio antes de jogo contra o São Paulo — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

 

Agora, se Athletico e Grêmio mantiverem a distância de seis pontos, seja com derrota ou empate de ambos, o time gaúcho até pode empatar em pontos com o rival paranaense ao final do Brasileirão.

Porém, para roubar a posição teria que tirar uma diferença de cinco gols de saldo, pois tem duas vitórias a menos, e torcer por mais duas derrotas do Furacão, que tem Palmeiras e o já rebaixado Sport nas últimas rodadas.

Se o Grêmio empatar na Arena, pode chegar até 43 pontos ao final do Brasileirão. Respiraria por aparelhos, mas ainda poderia ultrapassar o Cuiabá e o Juventude pelo número de vitórias caso ambos não pontuassem.

Um empate entre Athletico e Cuiabá deixaria basicamente só o Ju como rival, como mostrado acima, pelo número de vitórias dos paranaenses. O Alviverde encara o Fortaleza na sexta, às 21h, no Castelão e, se pontuar, rebaixaria o Grêmio.

As oportunidades desperdiçadas pelo Grêmio de se aproximar de uma salvação dão o claro rumo à Série B. As últimas medidas da direção foram o afastamento de sete jogadores, embora nenhum titular, e a concentração antecipada – o grupo está reunido desde terça à noite.

O jogo contra o São Paulo ocorre às 20h de quinta-feira na Arena. Já o Athletico recebe o Cuiabá às 19h de sexta na Arena da Baixada. Se o Grêmio sair vivo dessa empreitada, terá outra decisão no domingo, diante do Corinthians, na NeoQuimica Arena.

FONTE GE


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist