NO AR AGORA!

Playlist

00:00 06:00

IBGE divulga PIB do 3º trimestre nesta terça; mercado vê ritmo ainda fraco

Publicado em 3 de dezembro de 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira (3) o Produto Interno Bruto (PIB) do país referente ao terceiro trimestre. Segundo economistas e analistas ouvidos pelo G1 os dados devem trazer uma alta entre 0,3% e 0,66% os três meses anteriores, quando a economia teve uma expansão de 0,4%.

Se esse resultado for confirmado, a economia brasileira deve seguir em trajetória de recuperação, mas em ritmo ainda fraco, sustentada por um maior consumo das famílias, em meio a um cenário de juros mais baixos, inflação controlada e expansão do volume das operações de crédito.

Das 14 consultorias e instituições financeiras consultadas, 9 esperam uma alta entre 0,4% e 0,5% para o terceiro trimestre. Para o resultado de 2019, 7 das 14 consultorias ainda estimam um avanço abaixo de 1%, e outras 7 preveem uma alta de 1% ou 1,1%. Portanto, provavelmente abaixo do desempenho registrado nos 2 anos anteriores. Já para 2012, 12 delas projetam um crescimento de, no mínimo, 2%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Projeções para o PIB do 3º trimestre — Foto: Economia G1

Os analistas destacam, porém, que historicamente as estimativas para o resultado do PIB do 3º trimestre possuem sempre um grau de dificuldade maior, por conta das revisões nos resultados dos últimos 2 anos que o IBGE incorpora na divulgação. No início do mês, o IBGE anunciou que a alta da economia brasileira em 2017 foi maior, de 1,3%, ante 1,1% divulgado anteriormente, o que provavelmente irá resultar em atualizações das taxas trimestrais anteriores e no próprio resultado do 3º trimestre.


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist