NO AR AGORA!

Top Hits

13:00 15:00

Mel catarinense ganha o prêmio de melhor do mundo pela 5° vez

Publicado em 13 de setembro de 2019

Mel produzido em Santa Catarina recebe o título de melhor mel do mundo durante o 46º Congresso da Associação Internacional das Federações de Apicultores (Apimondia), realizado entre os dias 08 e 12 de setembro no Canadá. Esta é a quinta vez que a empresa catarinense Prodapys leva o prêmio.

O mel de Santa Catarina já havia recebido premiações na Austrália (2007), Ucrânia (2013), Coreia do Sul (2015) e Turquia (2017). A empresa Prodapys, de Araranguá, tem o maior projeto de produção de mel orgânico do mundo e se destaca também como maior exportador nacional do produto.

“Estamos muito felizes com essa notícia e com mais essa conquista de Santa Catarina. Sabemos da qualidade da nossa produção e da capacidade dos nossos agricultores e apicultores. Esse reconhecimento internacional é a prova de que Santa Catarina tem um grande potencial para agregar valor à sua produção agropecuária, conquistando o mercado e trazendo mais renda e qualidade de vida para o meio rural. Parabéns aos apicultores envolvidos nesse projeto”, comemora o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Mel Orgânico

Em Santa Catarina está o maior projeto de produção de mel orgânico do mundo. Segundo o diretor da Prodapys, Celio da Silva, esta é uma parceria que conta com mais de 950 famílias, distribuídas desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. “Os apiários devem estar localizados em áreas com distância mínima de 3 km de qualquer lavoura que faça uso de antibióticos. A localização dos apiários é rigorosamente controlada por GPS. A complementação para que o mel produzido mantenha sua qualidade de orgânico está na rastreabilidade e no processamento de alto nível”,explica.

Produção de Mel em SC

Santa Catarina é o quarto maior produtor de mel do país e conta com quase dez mil apicultores. A safra 2017/18 foi de 5,5 mil toneladas em 315 mil colmeias. Atualmente 42% do mel produzido no estado é considerado orgânico.

Além da qualidade, o mel produzido em Santa Catarina também impressiona pela variedade. As abelhas produzem mais de 100 tipos de méis com cor, aroma, sabor e consistência diferentes. Entre os tipos de mel produzidos no estado, o silvestre responde pela maior parte. Ele é multifloral, ou seja, é feito pelas abelhas a partir do néctar coletado em uma grande variedade de plantas. Considerado de excelente qualidade, seu sabor, aroma e consistência variam de acordo com as floradas predominantes na época em que é produzido. A coloração mais escura indica maior concentração de sais minerais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Secretaria de Estado da Agricultura


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist