Vereadores Mirins apresentam propostas voltadas à educação, segurança, mobilidade e qualidade de vida
Vereadores Mirins apresentam propostas voltadas à educação, segurança, mobilidade e qualidade de vida
A Câmara de Vereadores de Concórdia realizou, na tarde desta quinta-feira (6), a 2ª Sessão Ordinária Mirim do 2º Período de 2026, oportunidade em que os vereadores mirins apresentaram e discutiram diversas proposições voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, com destaque para ações nas áreas de educação, segurança, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e meio ambiente.
Entre as matérias apreciadas, a vereadora mirim Olivia Muller do Prado apresentou duas indicações voltadas à Escola Básica Municipal Eugênio Pozzo. A primeira solicita a manutenção e substituição das portas das salas de aula, enquanto a segunda propõe melhorias na quadra de esportes, com pintura do piso e construção de paredes laterais para proporcionar melhores condições aos estudantes.
O vereador mirim João Davi Pelozin Borges sugeriu a construção de novos parques de lazer em diferentes bairros e comunidades de Concórdia. Além disso, apresentou um requerimento solicitando informações sobre a coleta e a destinação dos resíduos recicláveis e dos materiais perfurocortantes provenientes das propriedades rurais do município.
Também com foco na segurança escolar, a vereadora mirim Vitória Sueli Wilk Romeiro propôs a substituição do portão da Escola Básica Municipal Santa Rita por um portão eletrônico, enquanto Nicole Jordana Allebrand solicitou um estudo técnico para avaliar o sistema semafórico e a segurança viária no entorno da Escola Giuseppe Sette.
Na área de infraestrutura, a vereadora mirim Thalita Camila Ramilio Weber apresentou duas indicações: uma para implantação de iluminação pública entre a comunidade de Cachimbo e Linha Caixa da Água, e outra solicitando o cascalhamento e patrolamento da estrada entre Presidente Kennedy e Linha Marchesan.
Já o vereador mirim Pedro Henrique Tenutti Penso sugeriu a instalação de um poste de iluminação pública no parquinho da comunidade de Linha São Paulo, enquanto Larissa Campagnaro Almeida pediu melhorias na iluminação da Rua Atalípio Magarinos, nas proximidades da banca do Calçadão.
A saúde pública também esteve entre os temas debatidos. O vereador mirim Samuel Delazeri Lettieri Teixeira apresentou indicação propondo a elaboração de um projeto de lei para proibir o uso de dispositivos eletrônicos para fumar, como vapes e pods, em locais públicos e de uso coletivo, prevendo ainda medidas de fiscalização e conscientização.
Na área da educação, a vereadora mirim Luiza Monteiro Girotto sugeriu a ampliação e modernização dos acervos das bibliotecas das escolas municipais, por meio da aquisição de novos materiais de leitura destinados a crianças e adolescentes. A parlamentar também apresentou uma Moção de Aplausos à AFICOR – Associação dos Fibromiálgicos de Concórdia, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol das pessoas que convivem com fibromialgia e outras doenças crônicas.
As proposições demonstram o comprometimento dos vereadores mirins com as demandas da comunidade e reforçam o papel do Parlamento Jovem como espaço de aprendizagem, cidadania e participação democrática, aproximando os estudantes do processo legislativo e incentivando a construção de soluções para o município.
Comentários (0)