NO AR AGORA!

Tarde Legal com Adriano Bedin

13:30 15:30

Passaporte da vacina começa a valer em Florianópolis

Publicado em 16 de novembro de 2021

passaporte da vacina para eventos com mais de 500 pessoas começou valer nesta terça-feira (16) em Florianópolis. A medida prevê que pessoas acima de 18 anos só participem de atividades como shows, feiras e jogos se estiverem vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única contra a Covid-19.

Para adolescentes de 12 a 17 anos, a obrigação será de ter o menos a primeira dose do imunizante.

 

Segundo a administração municipal, além de ser obrigatório em estabelecimentos e serviços que pertencem ao setor de eventos, a medida também poderá ser adotada em outros lugares que recebem um público inferior a 500 pessoas.

Para isso, eles receberão o Selo Local Seguro, fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Selo Local Seguro

 

A medida busca identificar os estabelecimentos que, mesmo não sendo obrigados a exigir o passaporte da vacina, podem aderir à medida de prevenção. A certificação pode ser adquirida através do link disponível no site da prefeitura.

Após o preenchimento do cadastro, o responsável pelo local receberá um selo. A partir dele, o proprietário deverá imprimir e colar no acesso principal dos clientes.

O que é obrigatório apresentar aos estabelecimentos?

 

Para adultos com 18 anos ou mais, será obrigatório apresentar o comprovante de vacinação que contenha as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou a dose única.

Os adolescentes, com 12 e 17 anos, devem comprovar que tomaram, ao menos, a primeira dose.

E se eu não puder tomar o imunizante?

 

De acordo com o prefeito Gean Loureiro (DEM), as pessoas que não puderem tomar o imunizante, por alguma questão médica, terão que apresentar declaração que comprove o impedimento.

Como comprovar a vacinação?

 

A vacinação poderá ser comprovada pelo cliente por meio do aplicativo Conecte SUS ou plataformas integradas à sua base de dados para checagem, e também através de comprovante, caderneta ou cartão de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde.

Os estrangeiros, que não possuem cadastro no SUS, poderão entrar nos estabelecimentos se apresentarem o comprovante de vacinação do seu país de origem.

Onde o passaporte da vacina será obrigatório?

 

O passaporte será obrigatório em estabelecimentos e serviços que pertencem ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas. Já locais como restaurantes e hotéis, com público menor do que 500 pessoas, que quiserem adotar o passaporte, receberão o Selo Local Seguro.

O que acontece se a pessoa apresentar um comprovante falso?

 

Caso a pessoa apresente um comprovante falso de vacinação ou adultere o documento verdadeiro, poderá ser responsabilizada administrativamente, segundo a prefeitura de Florianópolis. A fiscalização do passaporte será realizado pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

FONTE G1 SC


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist