Pesquisa aponta que consumidores catarinenses estão otimistas para 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn

Os consumidores catarinenses estão otimistas quanto às condições econômicas e mais seguros para a permanência do emprego, de acordo com o que aponta a pesquisa de expectativas do consumidor para 2024, realizada pela Fecomércio de Santa Catarina. O estudo avalia a percepção dos consumidores, além dos principais objetivos para o próximo ano.

Para 69,1% dos catarinenses, a economia em 2024 será melhor do que em 2023, uma alta de 4,4 p.p. em relação à expectativa do ano passado. Os que responderam que será um ano pior somam 15,6% e os que dizem que permanecerá a mesma chegam a 13,1%.

A amostra foi realizada com 602 consumidores em sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos entrevistados.

Quanto à expectativa para o emprego, a maioria dos catarinenses (55,3%) afirmou que está seguro e 15,9% afirmaram que estão muito seguros. Por outro lado, o percentual dos que afirmaram que estão inseguros é de 11,5%, e que estão muito inseguros é de 1,2%, resultado inferior aos anos anteriores.

 

Destino do 13º salário

A destinação do décimo terceiro salário entre as cidades tem o pagamento de dívidas como prioridade em Blumenau (45,9%). Já a compra de presentes de natal é a primeira escolha entre os cidadãos de Lages (42,2%).

O motivo precaucional é destaque em Joinville, onde 41,0% responderam que pretendem economizar. Viajar encontra as maiores participações em Florianópolis (14,8%), Joinville (14,8%) e Chapecó (14,0%).

Adquirir novos produtos para casa e família registrou maiores participações na capital do estado (11,1%) e em Chapecó (10,0%). Já o maior percentual de entrevistados indecisos está em Criciúma (15,3%).

 

Metas

A maior parte dos consumidores afirmou que tem como principal meta em 2024 economizar (24,6%), seguida de 15,4% comprar um imóvel e 10,6% comprar/trocar veículo.

Ainda conforme a pesquisa, o consumidor segue preocupado com o orçamento financeiro, já que 10,1% declarou como meta quitar as dívidas.

Em função das cidades pesquisadas, o maior percentual de entrevistados que desejam economizar está em Joinville (47,5%). A cidade no Norte catarinense também lidera o ranking no que diz respeito à aquisição de imóvel (19,2%) e na compra ou troca de carro/moto (21,2%).

Em relação a quitar dívidas o destaque ficou por conta de Blumenau (13,9%). No que quesito viajar a liderança foi de Florianópolis (17,7%). Enquanto, estudar obteve maior percentual em Chapecó (10,4%). Já “reformar a casa” e “comprar móveis para a casa” foram metas mais citadas em Criciúma com 7,5% e 11,9%, respectivamente.

Fonte:
Oeste Mais

Veja também

Adicionar o seu comentário

vinte + 15 =

Em 2002, através de um sonho e um grande desejo que existia no coração de um grupo de pessoas e entidades, lideres juntaram as forças e se reuniram com um único objetivo: montar uma Rádio Comunitária na Cidade de Concórdia.
Este sonho se tornou realidade e hoje a Rádio 104FM se consolida no meio de comunicação e tem o seu papel fundamental na comunidade local e em toda a região.
Sempre com o intuito de levar para a comunidade programação de qualidade, música e informação, é atribuída a ela o título de “A Rádio Mais querida da Cidade”.

CONTATO