NO AR AGORA!

Almoçando com a 104

11:45 13:00

SANTA CATARINA TEM MENOR PERCENTUAL DE POBREZA DO PAÍS

Publicado em 8 de novembro de 2019

Santa Catarina tem o menor percentual de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e apresenta a menor desigualdade de renda no país. É o que apontam os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (6).

No estado, 8% da população tinha um rendimento abaixo da linha da pobreza em 2018, o menor percentual do país, seguido por Distrito Federal e Rio Grande do Sul (13,1%). No ano anterior, Santa Catarina já ocupava a primeira posição, mas esse índice era de 8,4%, ou seja, houve um avanço neste quesito. No país, praticamente um quarto da população (25,3%) vivia nestas condições em 2018.

Em relação à extrema pobreza, o estado também se destaca com os melhores indicadores. Segundo o levantamento, 1,4% da população catarinense vivia nestas condições em 2018, enquanto a média brasileira era de 6,5%.

A secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Maria Elisa De Caro, afirma que as questões que envolvem direitos humanos exigem políticas transversais.


O Governo de Santa Catarina está estabelecendo um diálogo entre todas as secretarias para atuarem de forma conjunta e, assim, enfrentar um problema tão grave como o da extrema pobreza. Precisamos atuar de forma interdisciplinar e transversal para melhorar ainda mais os nossos índices estaduais, trazendo mais qualidade de vida para a nossa gente”, ressalta.


Menor índice de desigualdade econômica

Outro ponto de destaque é que Santa Catarina tem o menor índice de Gini (0,417) de todo o país. O indicador mede a distribuição, concentração e desigualdade econômica e varia de 0 (perfeita igualdade) até 1 (máxima concentração e desigualdade). No Brasil, esse índice é de 0,538, considerando a média de todos os Estados.


São índices que denotam a veia batalhadora e empreendedora do povo catarinense. Santa Catarina é um estado empreendedor, e pelo terceiro ano consecutivo somos o segundo estado mais competitivo do país. O nosso Governo investe em programas como o Prodec, que aumenta a oferta do emprego, e o Juro Zero, que abre novas oportunidades aos pequenos negócios”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico

Fonte: Secom SC


Opinião dos Leitores

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *



Current track
Título
Artist