Lançamento do projeto “.[20:21]. presente-futuro” destaca zine autoral e debate sobre produção artística, saúde mental e ancestralidade.
O projeto “.[20:21]. presente-futuro”, proposto pelo artista Oxy, apresenta escritos, reflexões e ilustrações produzidos entre 2019 e 2024, ao longo da pandemia e durante um processo de imigração do autor entre o Brasil e a Europa. Oxy se posiciona com um sujeito branco deslocado, imigrante e descendente de colonos europeus, sujeito trans não-binarie que nasceu e cresceu na zona rural de uma pequena cidade no Oeste de Santa Catarina. Um artista interdependente e multilinguagem com elaborações, especulações e pequenas produções audiovisuais envolvendo fotografia, videoarte, performance, desenhos e escrita. Os trabalhos de escrita estão no campo da poesia, ficção visionária, fabulação criativa e crítica à branquitude.
A publicação (zine) é dedicada especialmente à Mãe Terra e traz memórias sensíveis de um ou mais processos de transfiguração que somente foram possíveis através de um intenso processo de lembrança, de conexão e reconexão do artista com o ambiente em que viveu e que habitava, do artista com a Mãe Terra e os outros elementos da natureza, do artista com sua própria identidade: um sujeito branco em seus processos de subjetivação. O projeto contempla a impressão de 155 exemplares do zine, no formato 10x15cm, com 52 páginas impressas em técnica artesanal – destaque para a capa em papel especial, encadernação
canoa e cantos arredondados.
Além da edição física, o projeto traz uma novidade voltada à acessibilidade: uma versão em áudio, chamada de “zinecast”, com a leitura de três poemas selecionados. Esse conteúdo está disponível em plataforma digital aberta, para que pessoas com deficiência visual, idosos ou qualquer pessoa que prefira o conteúdo falado possam acessar parte do material sem barreiras.
O lançamento do zine será realizado no dia 15 de março, às 15h30, no MAF – Memorial Attilio Fontana, em Concórdia (SC). No dia seguinte, 16 de março, às 10h, haverá também um encontro virtual para compartilhar a versão online do trabalho, possibilitando a participação de pessoas de diferentes regiões e reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.
O PROJETO
Além da publicação impressa e do zinecas, o projeto prevê, como contrapartida social, uma distribuição gratuita de 25 exemplares produzidos para instituições de ensino e bibliotecas dos quatorze municípios que compõem a região do Alto Uruguai Catarinense, ampliando o alcance e democratizando o acesso à produção artística. Também serão realizadas rodas de conversa e oficinas, para promover o debate sobre saúde mental e incentivar a produção artística, voltadas especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
SERVIÇO
Lançamento Presencial
Data: 15 de março
Horário: 15h30
Local: MAF – Memorial Attilio Fontana (Concórdia-SC)
Lançamento On-line
Data: 16 de março
Horário: 10h
Plataforma: Zoom (o link de acesso será divulgado nas redes sociais do projeto) Projeto contemplado no Edital de Chamamento Público nº 002/2024 – Seleção de produções culturais de diversas linguagens nos termos do Artigo 8º, parágrafo 1º I e II, da Lei Nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, com impressão da Caseira Editora e produção executiva da Sabiá – Gestão Criativa. Saiba mais em https://linktr.ee/oxyoxyoxy
Fonte: Artêmio Filho